-
Arquitetos: The Bloom
- Área: 252 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
-
Fabricantes: 3 Atelier, Dili Home, Dung Tien, LYK Lighting, Trinh
Descrição enviada pela equipe de projeto. No início de 2022, tivemos a oportunidade de trabalhar com um investidor em Bao Loc, que foi também o momento em que percebemos claramente as dificuldades que esse terreno traria. Foram dias longos, secos e ensolarados seguidos de chuvas intermináveis dia após dia. A consequência é que casas de ferro corrugado continuam surgindo ao redor delas. Embora o clima seja tão rigoroso, o ar aqui é muito agradável e fresco o ano todo. Então, o problema é: "Quanto o clima vai gostar dessa casa?"
Respondemos a essa pergunta com ações sensoriais concretas ao redor da casa. A casa é a residência de uma família calorosa e emocional, incluindo pessoas idosas e crianças pequenas, suficientemente velhas para não terem tempo para ficar tristes e tão jovens que apenas um ramo ou uma lâmina de grama é suficiente para conversar durante todo o dia...
E a Telha é o material que escolhemos para protegê-los. Além de "conversar" muito bem com o clima, o Telhado também traz uma sensação única de nostalgia que apenas as pessoas "velhas" podem conhecer. Portanto, a Telha serve como telhado, parede, cobertura e também como uma abertura para permitir a entrada de ar na casa, combinado com paredes de isolamento acústico e térmico de 2 camadas. Dividimos os espaços dentro da casa, garantindo privacidade para cada cômodo e para os vizinhos próximos.
Para aproveitar o ar fresco local, a Telha atua como uma alavanca para trazer ar fresco para dentro da casa na forma de uma persiana e para movimentar esse fluxo de ar. Criamos um "buraco de vento leve" grande no meio da casa e aberturas estreitas e brilhantes - vento cercando a casa ajuda a luz e o vento a penetrar em todos os cantos da casa.
Quando essa casa foi concluída, todos sentiram o início de uma recessão econômica. Tudo precisa ser "medido" com mais cuidado. A casa é sempre um lugar de paz mental, sonhos reconfortantes e planos futuros. Esperamos que a "Casa Telha" também seja uma casa assim.